Esta incrível aventura descoberta pelo redator deste blog graças à internet, se passou em 1996, e gerou um livro muito elogiado pelos amantes de viagens e principalmente pelos que amam o Fusca, pois se trata de uma viagem pelas 3 Américas a bordo de um Fusca 1975. Já tive a honra de entrar em contato com o aventureiro e autor desta façanha Roberto Boell Vaz, que nos autorizou a fazer este relato que será de forma bem suscinta da sua viagem, pois a dimensão de seu feito só é possível de ser relatado realmente em um livro que já estamos na missão de adquirí-lo. Vale salientar que este grande aventureiro fez também uma aventura pela Europa a bordo de uma Kombi, que será relatada em próxima reportagem.
Nosso aventureiro e seu Fusca no México
Roberto saiu do Brasil, mais precisamente de Florianópolis (SC) a bordo de seu Fusca 75, carinhosamente apelidado de Bumerangue no dia 06 de junho de 1996 com destino à Atlanta (EUA) para assistir o Centenário dos jogos Olímpicos, lá chegando no dia 22 de julho, 3 dias após a abertura das olimpíadas. Só no dia 05 de novembro, 5 meses após sua saída , pôde descansar em sua cama depois de percorrer mais de 42.000 Km pelas 3 Américas.
Muitas aventuras e experincias incríveis foram vividas por Roberto e seu companheiro de viagem Flávio José Cardoso Júnior (Reporter do Diário Catarinense - Patrocinador). Em uma das passagens rumo ao Uruguai depois Argentina e Chile, apesar do frio de inverno com temperaturas próximas a zero graus, o primeiro grande desafio veio somente com a passagem pela Cordilheira dos Andes, onde fortes ventos e neve somados a uma terrível temperatura de 7 graus negativos , acabaram obrigando os intrépidos aventureiros a cruzar a cadeia de montanhas em apenas um único dia. Entre o Chile e o Peru o espetáculo se deu por conta do deserto de Atacama, a região mais seca do planeta (em alguns lugares não chove há mais de 900 anos). Este percurso foi feito em sete dias e passaram por lugares fantásticos como o Vale da Lua, salares gigantescos e géiseres vulcânicos.
O valoroso "Bumerangue" cruzando o deserto de Atacama
Cruzaram Peru, Equador e Colômbia pela esburacada rodovia Panamericana onde o bravo fusquinha mostrou toda a sua força aguentando as exigencias do percursso. No norte da Colombia foi necessário pegar uma balsa rumo ao Panamá, já que nesta parte das américas apesar de ligação continental não existem estradas.
Já na América Central passaram pela Nicarágua, país em que foram muito bem acolhidos e passaram por um grande susto pois quase atropelaram um cavalo viajando á noite. A viagem continuou por Honduras, El Salvador e Guatemala, chegando ao México entrando pelo sul dos Estados Unidos em Brownsville. Sem paradas demoradas logo estavam em Atlanta onde 40 dias se passaram até o retorno para o Brasil.
Gran-Sabana - Venezuela |
Em sua estadia em Atlanta contaram com apoio de amigos e com a simpatia dos norte americanos que lhes conseguiram ajuda para continuarem sua aventura. Tiveram até com o Rei Pelé. Mas Roberto fez o percurso de volta só pois seu parceiro retornou de avião.
Quando cruzou a fronteira do Brasil com a Venezuela contava apenas com 1 dólar no bolso, mas se sentia já em casa apesar de estar ainda a mais de 7.000 km de Floripa. Dormiu em uma reserva indígena, passou seis dias a bordo de uma balsa descendo o rio Amazonas e subindo o rio Madeiras, com muito calor e mosquitos mas teve a grande oportunidade de contemplar a nossa bela região amazônica.
Na Chapada dos Guimarães passou muito calor (40º) passou por Brasília e Belo Horizonte, e, em cada parada fazia novos amigos, que sempre o ajudavam com cortesias de gasolina, hospedagem e alimentação, que junto a seus enlatados americanos supriam suas necessidades alimentares.Chegou finalmente a Florianópolis e de lá já realizou outras grandes aventuras dignas de menção e desenvolve trabalhos de preservação do meio ambiente e de educação ambiental.
Roteiro da grande aventura
Nesta enorme viagem vale mencionar que o valoroso Fusca 1.500 ano de fabricação 1975 após percorrer nada menos que 42.440 km durante 5 meses e 4 dias, consumiu 4.270 litros de gasolina; 1 jogo de peneus e como peças e manutenções consumiu: 2 amortecedores; 1 jogo de velas;4 cabos de acelerador; 2 pneus furados e 2 carvões para o dínamo.Atualmente Roberto trabalha por uma causa universal : A sobrevivencia harmônica do ser humano em seu planeta, utiliza-se de suas viagens para divulgar e promover um alerta em relação aos problemas sócio-ambientais e suas soluções - sempre relacionadas ao desenvolvimento sustentável, combate a poluição,bem como o uso de tecnologia para a reciclagem de materiais. Conheçam mais sobre este incrível aventureiro e ambientalista acessando o seu site : http://www.barcodepapel.com.br/.
Hoje tenho a honra de relatar esta fabulosa história com o consentimento de seu protagonista e de manter contatos com ele através da internet, nos quais se pode perceber sua simplicidade e simpatia sempre que o procuramos.
O próximo passo é saber o destino deste incrível fusca que mostrou o valor, a versatilidade e a resistencia deste grande ícone do automobilismo mundial que enfrentou todo o tipo de intempéries, desde altíssimas temperaturas, temperaturas abaixo de zero,neve, buracos, lama, altitude, tudo isto com o gasto que está relacionado acima .
Parabens pela materia...abracos de palhoca sc
ResponderExcluirEstranho não comentar, em nenhum momento da matéria, a participação de Flavio José Cardozo Jr. A aventura não foi só de Roberto. Vejo indiferença e egoísmo por parte de Roberto.
ResponderExcluirEm tempo: Indiferença por parte de quem escreveu, ou seja, da Fusca Clube Ilhéus.
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