terça-feira, 8 de março de 2016

        VW Fusca Última Série 748/850 placa amarela abandonado!

Em 02/08/2011, acompanhado do meu amigo Anderson, conhecido como Mussum, tive o prazer (e ao mesmo tempo a tristeza) de localizar o Última Série 748. Digo prazer porque, como amante da linha VW antiga, é sempre uma satisfação quando conseguimos localizar um carro do qual gostamos muito e que tem seu lugar marcado na história do antigomobilismo nacional, como o Fusca Última Série. Porém, ver tal jóia abandonada ao tempo, da forma como encontramos, traz uma angústia tremenda, principalmente quando não temos o poder de mudar a situação.
Essa história começa alguns anos antes, quando, em uma conversa de bar, o Anderson contou-nos que um arquiteto amigo dele havia localizado dois fuscas guardados em uma garagem de um dos bairros mais antigos da minha cidade. Não lembro bem o motivo, mas no final de julho de 2011 eu recordei de tal história e propus ao Anderson que tentássemos localizar a tal casa.
Bom, como ele falou que imaginava qual seria a casa, deslocamo-nos para lá, e, após uma conversa com o caseiro, tivemos a confirmação e a informação de que um dos carros já havia sido vendido há alguns anos. Perguntamos então se seria possível vermos o outro carro e ele gentilmente atendeu ao nosso pedido, permitindo, inclusive, que fizéssemos as fotos.
A garagem é coberta e fica fechada todo o tempo, estando entulhada de móveis quebrados e um milhão de objetos e máquinas que dificultaram e muito as nossas fotos. O pó que cobre o carro chega a formar uma camada bem espessa, a ponto de ter sido preciso limpar o teto para confirmarmos a cor, que vem a ser o Azul Stratos.
Mesmo com toda poeira foi possível ver que o interior está novíssimo (o carro estava trancado, razão pela qual não tiramos fotos de dentro, do motor e do porta malas), como convém a um carro realmente zero.
Segundo o caseiro, o patrão teria comprado quatro veículos iguais (mudando apenas as cores) e rodado de Salvador a Aracaju. Dois teriam sido guardados e nunca mais rodaram e os outros dois entregues aos filhos para uso. O que aparece nas fotos é um dos dois que foram guardados, o que nos leva a crer que o veículo tenha menos de 300 Km rodados, que é a distância aproximada da capital baiana a Aracaju.
As fotos mostram escapamento original e lacres nos parafusos dos paralamas, confirmando que o carro realmente não teve uso.
Lamentamos que ele vá continuar na triste sina de acabar-se naquela garagem, uma vez que a proposta de venda é num patamar que foge à realidade atual do veículo. Seguem as fotos:























Um comentário:

  1. Essa é a triste realidade de muitos fuscas em nosso país. É uma pena...

    ResponderExcluir