segunda-feira, 31 de maio de 2010

O FUSCA NO BRASIL

O primeiro Volksvagen brasileiro foi lançado em 1959, obedecendo, com poucas modificações o projeto de Ferdinand Porsche, lançado na Alemanha 20 anos antes. Mas a sua história começou quase uma década antes, quando em 1950 o 1º lote de fuscas desembarcou no Brasil. As 30 unidades que chegaram no porto de Santos foram rápidamente vendidas.
Com peças da Alemanha, inclusive o motor de 1.200 cc, o Fusca começou a ser montado em um pequeno armazém na zona sudeste de São Paulo, em 1953.
Em 1959 quando a fábrica foi inaugurada oficialmente, a Volks brasileira fechou o ano com 8.406 unidades vendidas. Logo depois em 1962, o Fusca tornou-se líder no Brasil com mais de 30.000 unidades vendidas, e, em 1970 o veículo brasileiro foi exportado para a Bolívia. A Volksvagen do Brasil atingiu a produção de um milhão de Fuscas em 1972. Em 1974 foram produzidos 237.323 unidades no ano, marca que jamais foi superada.
Em 1986, quando o Fusca ganhou bancos reclináveis, com apoio de cabeça, e janelas laterais trazeiras basculantes, a volks tirou o carro de linha por causa da queda nas vendas. Isto vinha ocorrendo desde 1980 pois a chegada de carros mais modernos, maiores e potentes diminuiram o interesse do brasileiro pelo fusca. Mas em setembro de 1993 a volksvagen retomou a produção do veículo à pedido do então Presidente Itamar Franco, declarado admirador do carrinho. O problema ocorreu de novo com as vendas, que ficaram abaixo da expectativa e o preço do carro caiu cerca de U$1.000,00 acarretando novamente a parada na produção desta vez de forma definitiva em 1996. No mesmo ano foi instituído o Dia do Fusca ( 20 de janeiro). O México passou a ser o único país a produzir o carro, o que durou até 2003.
O Fusca sobrevive rodando em nosso país e no mundo graças aos clubes e seus associados que procuram preservar os veículos e não deixam morrer a sua bela história. Se voce é um admirador e possui um fusca, associe-se a um destes clubes e com certeza fará boas amizades, se divertirá muito e ajudará a preservar uma parte da história do automobilismo no Brasil.
Os exemplares da foto acima pertencem a associados do Ilhéus Fusca Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário