domingo, 21 de novembro de 2010

EXPOCAR BAHIA

Ontem nosso clube participou da Expocar Bahia na vizinha cidade de Itabuna. O evento aconteceu no Parque de Exposições da cidade e contou com a participação de diversos proprietários de veículos antigos, bem como de carros tunados, com aparelhagens de som incríveis de muita potencia e também com a participação de muitas equipadoras de automóveis e revendedoras com belos stands de venda.
Mais uma vez o nosso clube se fez representar, embora contasse com uma pequena participação de seus membros. Mas mesmo assim fizemos uma boa presença, sendo fotografados pela imprensa e pelo público, e até pela televisão. A rede Record, presente no evento, fez uma reportagem filmando os veículos antigos, e, entrevistando o nosso presidente Ivan Carrasco.
È muito importante a nossa presença nestes eventos, e, esperamos contar com a presença de mais companheiros para melhor representarmos nosso clube.

Nossos fuscas fazendo bonito no evento!
Nosso presidente dando entrevista à rede Record!

Destaques de nossa participação no evento, o "Cobra Shelby" de Orlando e o Puma GTB de Ricardo.

Uma amostra fotográfica do evento.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Um Ano de nosso clube!

No dia 14 de novembro nosso clube completou o primeiro ano de sua fundação. Infelizmente não pudemos comemorar , mas, deveremos organizar uma festa com todos os participantes para fazer a merecida comemoração. Ainda somos pequenos mas devemos nos esforçar para crescermos pois temos todas as condições para isto.
Ainda me lembro daquele dia 14 de novembro à noite na Avenida Litorânea no Malhado, quando começamos a existir, com muita empolgação. Houveram reuniões, passeios, participação em eventos e conhecemos pessoas que como nós gosta de carros antigos e principalmente do Fusca.
Foto do 1º encontro
A foto acima retrata o nosso primeiro encontro, na qual percebemos a vontade de todos que nosso clube fosse a frente. Alguns amigos da foto não mais apareceram, outros amigos novos surgiram. O objetivo agora será fazer com que todos voltem a frequentar as reuniões e participarem das decisões.
Um pequeno resumo fotográfico dos bons momentos do clube.
Vemos aqui nossa primeira logomarca e a logomarca atual!

A nossa diretoria estará em breve convidando a todos para organizar a festa de 1 ano de nosso clube e contaremos com a presença de todos e certamente convidados de outras cidades.
Vamos nos unir para que nosso clube venha a ser o que sonhamos.

sábado, 31 de julho de 2010

"NA TRILHA DAS AMÉRICAS"

Esta incrível aventura descoberta pelo redator deste blog graças à internet, se passou em 1996, e gerou um livro muito elogiado pelos amantes de viagens e principalmente pelos que amam o Fusca, pois se trata de uma viagem pelas 3 Américas a bordo de um Fusca 1975. Já tive a honra de entrar em contato com o aventureiro e autor desta façanha Roberto Boell Vaz, que nos autorizou a fazer este relato que será de forma bem suscinta da sua viagem, pois a dimensão de seu feito só é possível de ser relatado realmente em um livro que já estamos na missão de adquirí-lo. Vale salientar que este grande aventureiro fez também uma aventura pela Europa a bordo de uma Kombi, que será relatada em próxima reportagem.
Nosso aventureiro e seu Fusca no México

Roberto saiu do Brasil, mais precisamente de Florianópolis (SC) a bordo de seu Fusca 75, carinhosamente apelidado de Bumerangue no dia 06 de junho de 1996 com destino à Atlanta (EUA) para assistir o Centenário dos jogos Olímpicos, lá chegando no dia 22 de julho, 3 dias após a abertura das olimpíadas. Só no dia 05 de novembro, 5 meses após sua saída , pôde descansar em sua cama depois de percorrer mais de 42.000 Km pelas 3 Américas.
Muitas aventuras e experincias incríveis foram vividas por Roberto e seu companheiro de viagem Flávio José Cardoso Júnior (Reporter do Diário Catarinense - Patrocinador). Em uma das passagens rumo ao Uruguai depois Argentina e Chile, apesar do frio de inverno com temperaturas próximas a zero graus, o primeiro grande desafio veio somente com a passagem pela Cordilheira dos Andes, onde fortes ventos e neve somados a uma terrível temperatura de 7 graus negativos , acabaram obrigando os intrépidos aventureiros a cruzar a cadeia de montanhas em apenas um único dia. Entre o Chile e o Peru o espetáculo se deu por conta do deserto de Atacama, a região mais seca do planeta (em alguns lugares não chove há mais de 900 anos). Este percurso foi feito em sete dias  e passaram por lugares fantásticos como o Vale da Lua, salares gigantescos e géiseres vulcânicos.
O valoroso "Bumerangue" cruzando o deserto de Atacama

Cruzaram Peru, Equador e Colômbia pela esburacada rodovia Panamericana onde o bravo fusquinha mostrou toda a sua força aguentando as exigencias do percursso. No norte da Colombia foi necessário pegar uma balsa rumo ao Panamá, já que nesta parte das américas apesar de ligação continental não existem estradas.
Já na América Central passaram pela Nicarágua, país em que foram muito bem acolhidos e passaram por um grande susto pois quase atropelaram um cavalo viajando á noite. A viagem continuou por Honduras, El Salvador e Guatemala, chegando ao México entrando pelo sul dos Estados Unidos em Brownsville. Sem paradas demoradas logo estavam em Atlanta onde 40 dias se passaram até o retorno para o Brasil.
Gran-Sabana - Venezuela

Em sua estadia em Atlanta contaram com apoio de amigos e com a simpatia dos norte americanos que lhes conseguiram ajuda para continuarem sua aventura. Tiveram até com o Rei Pelé. Mas Roberto fez o percurso de volta só pois seu parceiro retornou de avião.
Quando cruzou a fronteira do Brasil com a Venezuela contava apenas com 1 dólar no bolso, mas se sentia já em casa apesar de estar ainda a mais de 7.000 km de Floripa. Dormiu em uma reserva indígena, passou seis dias a bordo de uma balsa descendo o rio Amazonas e subindo o rio Madeiras, com muito calor e mosquitos mas teve a grande oportunidade de contemplar a nossa bela região amazônica.
Na Chapada dos Guimarães passou muito calor (40º) passou por Brasília e Belo Horizonte, e, em cada parada fazia novos amigos, que sempre  o ajudavam com cortesias de gasolina, hospedagem e alimentação, que junto a seus enlatados americanos supriam suas necessidades alimentares.Chegou finalmente a Florianópolis e de lá já realizou outras grandes aventuras dignas de menção e desenvolve trabalhos de preservação do meio ambiente e de educação ambiental.
Roteiro da grande aventura
Nesta enorme viagem vale mencionar que o valoroso Fusca 1.500 ano de fabricação 1975 após percorrer nada menos que 42.440 km durante 5 meses e 4 dias, consumiu 4.270 litros de gasolina; 1 jogo de peneus e como peças e manutenções consumiu: 2 amortecedores; 1 jogo de velas;4 cabos de acelerador; 2 pneus furados e 2 carvões para o dínamo.
Atualmente Roberto trabalha por uma causa universal : A sobrevivencia harmônica do ser humano em seu planeta, utiliza-se de suas viagens para divulgar e promover um alerta em relação aos problemas sócio-ambientais  e suas soluções - sempre relacionadas ao desenvolvimento sustentável, combate a poluição,bem como o uso de tecnologia para a reciclagem de materiais. Conheçam mais sobre este incrível aventureiro e ambientalista acessando o seu site : http://www.barcodepapel.com.br/.
Hoje tenho a honra de relatar esta fabulosa história com o consentimento de seu protagonista e de manter contatos com ele através da internet, nos quais se pode perceber sua simplicidade e simpatia sempre que o procuramos.
O próximo passo é saber o destino deste incrível fusca que mostrou o valor, a versatilidade e a resistencia deste grande ícone do automobilismo mundial que enfrentou todo o tipo de intempéries, desde altíssimas temperaturas, temperaturas abaixo de zero,neve, buracos, lama, altitude, tudo isto com o gasto que está relacionado acima .

sábado, 3 de julho de 2010

Ilhéus Fusca Clube em Cannes.

CANAVIEIRAS - 1º passeio oficial do clube (26 e 27/06/2010)

Veículos que participaram do 1º passeio do nosso clube


Realizado nos dias 26 e 27/06 o primeiro passeio oficial do nosso clube foi muito bom. Uma pena que todos que confirmaram não puderam ir. Esperamos no próximo contar com maior número de veículos.

Os participantes se hospedaram na Pousada Taba de Cannes, localizada em uma bela praia e junto ao restaurante "Alegria de viver" que além de delicioso almoço nos proporcionou um show com uma artista local de excelente nível, e nos divertimos até tarde.

Visitamos também a residencia de Jorge Cirne, presidente do Veteran Car Clube do Brasil - Seção Bahia que nos recebeu com excelentes licores e tira-gosto além de batermos um papo bastante agradável sobre diversos assuntos, inclusive carros antigos. O Jorge tem um acervo de mais de 50 veículos.

Os veículos que fizeram parte da viagem foram : os 2 Fuscas e o Corcel 1 de nosso presidente Carrasco, Marcus com seu Fusca 84 conhecido como o "Cavalo Branco", Nelsão com seu Fusca conhecido como "Pelo Menos", Carioca com seu Fiat Panorama, Dr Leonel com seu Fusca conversível e o Gálaxie 79 de Dr. Elson totalizando 8 veículos participantes.
Este passeio foi a realização de um sonho que todos nós que mantemos e bem preservamos nossas "máquinas" temos de vê-las pegando a estrada e sendo admiradas pelo público. Foi um grande sucesso nossa passagem por Canavieiras , na qual pudemos sentir o quanto se admira o velho e bom Fusca além dos outros carros antigos e bem conservados que nos acompanharam. Parabenizamos nosso Presidente pela organização, e esperamos ser este o 1º de muitos outros que com certeza faremos, e, desta vez contando com mais participantes.


domingo, 13 de junho de 2010

NOVA LOGOMARCA DO CLUBE!

A nova logomarca que já pode ser vista no cabeçalho do blog, e que estampará o banner, camisas e adesivos que identificarão os membros de nosso clube foi criada pelo associado Affonso Carrasco. Queremos agradecer e parabenizá-lo pela criação, que realmente ficou muito bonita.
Estaremos inaugurando na viagem a Canavieiras, que por sinal ainda precisa de que os associados se manifestem quanto a sua participação.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O FUSCA NO BRASIL

O primeiro Volksvagen brasileiro foi lançado em 1959, obedecendo, com poucas modificações o projeto de Ferdinand Porsche, lançado na Alemanha 20 anos antes. Mas a sua história começou quase uma década antes, quando em 1950 o 1º lote de fuscas desembarcou no Brasil. As 30 unidades que chegaram no porto de Santos foram rápidamente vendidas.
Com peças da Alemanha, inclusive o motor de 1.200 cc, o Fusca começou a ser montado em um pequeno armazém na zona sudeste de São Paulo, em 1953.
Em 1959 quando a fábrica foi inaugurada oficialmente, a Volks brasileira fechou o ano com 8.406 unidades vendidas. Logo depois em 1962, o Fusca tornou-se líder no Brasil com mais de 30.000 unidades vendidas, e, em 1970 o veículo brasileiro foi exportado para a Bolívia. A Volksvagen do Brasil atingiu a produção de um milhão de Fuscas em 1972. Em 1974 foram produzidos 237.323 unidades no ano, marca que jamais foi superada.
Em 1986, quando o Fusca ganhou bancos reclináveis, com apoio de cabeça, e janelas laterais trazeiras basculantes, a volks tirou o carro de linha por causa da queda nas vendas. Isto vinha ocorrendo desde 1980 pois a chegada de carros mais modernos, maiores e potentes diminuiram o interesse do brasileiro pelo fusca. Mas em setembro de 1993 a volksvagen retomou a produção do veículo à pedido do então Presidente Itamar Franco, declarado admirador do carrinho. O problema ocorreu de novo com as vendas, que ficaram abaixo da expectativa e o preço do carro caiu cerca de U$1.000,00 acarretando novamente a parada na produção desta vez de forma definitiva em 1996. No mesmo ano foi instituído o Dia do Fusca ( 20 de janeiro). O México passou a ser o único país a produzir o carro, o que durou até 2003.
O Fusca sobrevive rodando em nosso país e no mundo graças aos clubes e seus associados que procuram preservar os veículos e não deixam morrer a sua bela história. Se voce é um admirador e possui um fusca, associe-se a um destes clubes e com certeza fará boas amizades, se divertirá muito e ajudará a preservar uma parte da história do automobilismo no Brasil.
Os exemplares da foto acima pertencem a associados do Ilhéus Fusca Clube.

sábado, 22 de maio de 2010

HISTÓRIA DO FUSCA

O Volkswagen sedan, conhecido no Brasil popularmente como "Fusca" existe a cerca de 60 anos, e, desde a sua invenção, o carrinho vem apaixonando pessoas em todos cantos do mundo. Teve a sua origem na Alemanha nazista de Adolf Hitler que desejava que todos pudessem ter um veículo que pudesse transportar 4 pessoas e sua bagagem e que fosse acessível ao bolso do povo. Foi então que o governo alemão contratou o engenheiro Ferdinad Porsche que também sonhava com um veículo que fosse acessível à massa. Era um início de desenvolvimento social e industrial.
O projeto teve início em 1930 e os primeiros protótipos foram feitos na cidade de Stuttgart , na Alemanha, onde até hoje é a sede da Porsche. A proposta original previa um motor de apenas 2 cilindros, que acabou não aprovado. Optou-se então por um motor traseiro de 4 cilindros, contrapostos 2 a 2, também refrigerado a ar. A resistente suspensão, por barras de torção, reforçava a idéia de criar um carro econômico, resistente, barato e popular.
O Fusca ficou pronto para testes apenas em 1935, ainda em forma artesanal. Em 1938 foi aprovada a construção de uma fábrica em Fallersleben, onde iniciaria finalmente a produção do carrinho. O modelo inicial era bem simples sem janelas ou luzes traseiras e com portas que abriam ao contrário dos modelo dos carros atuais. Mas, com o início da segunda guerra em 1939 o carro não chega a ser fabricado e a nova fábrica estreia fazendo veículos militares. A produção de veículos de guerra chegou a cem mil unidades.
No final da segunda guerra em 1944 a fábrica estava quase totalmente destruída pelos bombardeios. Neste momento o major inglês Ivan Hirst, retoma a produção dos Fuscas. O carro retomou seu propósito desenvolvimentista, sendo utilizado para serviços essenciais, como atendimento médico. Mas, o carrinho não despertava a confiança de ingleses, franceses, soviéticos e norte-americanos que não acreditavam no projeto. Sem alternativa o governo alemão retomou o controle da fábrica sob o comando de Heinz Nordhoff.
Ele desenvolveu muitas mudanças no projeto e, logo depois em 1945 , já eram fabricadas 25.000 unidades anuais. Em 1948 é lançado o 1º modelo conversível. Assim o Fusca contribuiu para a recuperação economica da Alemanha pós guerra, já que a fábrica da Volkswagen auxiliou na recuperação da economia do país, tornando os alemães os maiores exportadores de veículos da época.
A Holanda foi o primeiro país a se apaixonar pelo carrinho o tornando ainda mais popular. As primeiras exportações para os Estados Unidos somente se consolidaraam em meados dos anos 50. Em 1953 foram feitas diversas melhorias como diminuição do ruído do motor, aperfeiçoamento de freios e quebra-vento. Em 23 de março de 1953 a fábrica inaugurou sua primeira filial no Brasil. Em 1954 a produção atingiu a marca de 200.000 unidades. Em 1956 os Estados Unidos já compravam cerca de 50.000 unidades. Lá o carrinho foi carinhosamente apelidado de Beetle (besouro).
Ao longo destes 60 anos o Fusca tradicional teve muitas alterações, mas manteve o seu visual básico. Do pequeno motor até o atual, sua mecânica passou por inúmeras modificações, mas manteve o seu conceito básico. Foi o 1º modelo fabricado pela fábrica alemã Volkswagen, e foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando em 1972 o Ford T, outro fenômeno. O último modelo do Fusca foi produzido no Brasil em 1996 e no México em 2003. Mas o carrinho ainda circula pelas ruas e continua despertando interesse e carinho de todos. Muitos clubes de Fusca como o nosso, existem pelo Brasil e pelo mundo, o que dará a oportunidade de muitas gerações ainda verem o carrinho rodando pelas ruas.
Este belo exemplar da foto pertence ao presidente do nosso clube, Ivan Carrasco.

domingo, 16 de maio de 2010

Cancelamento de reunião.

A reunião que aconteceria amanhã dia 17/05 será adiada por motivo do falecimento do pai de nosso companheiro Nelson Cardoso. Ao companheiro e a toda sua família os sentimentos de pesar de todos os membros do Ilhéus Fusca Clube.

terça-feira, 4 de maio de 2010

NOVA REUNIÃO (03/05/2010)

Realizada ontem na sede do Sinditaxi, foram tratados assuntos diversos como:
-Passeio a Canavieiras - ficou acertado que até o dia 1º todos que tenham o interesse em participar devem entrar em contato com a diretoria. Deverá ser informado com antecedencia o nº de participantes que os associados levarão para o evento.
-Feijoada que se realizará no Clube Social de Ilhéus.
-As despesas de cartório para o registro do clube serão rateadas entre os associados.
Deverá ser apresentada na próxima reunião o logomarca do clube que estampará as camisas e adesivos, assim como em breve estará neste blog.
O nosso presidente recomenda que os carros que irão ao passeio devem passar por revisão para prevenir problemas.
Aguardem breve novas notícias.

domingo, 18 de abril de 2010

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA DIRETORIA




Realizada hoje18/04 as 8:00 horas com presençados membros da diretoria (pela ordem na foto): Osmário, Dr.Leonel, Carrasco, Nelson, Marcus, Sena e Celso, na qual foram tratados diversos assuntos como:

- Leitura da ata de fundação, para posterior confecção e assinatura dos presentes.

-Passeio dias 26 e 27/06 em Canavieiras.

-Participação do Clube em evento promovido pelo Sinditaxi, para a arrecadação de alimentos para os desabrigados da chuva em Ilhéus.

-Rifa para angariar fundos que farão frente as despesas para a legalização do clube.

- Novo logotipo do clube que ornamentará as camisas, adesivos e banners.

Foi proposta uma nova reunião, em data que deverá ser postada neste blog com antecedencia para que todos possam ter acesso a informação.

A reunião aconteceu dentro de um clima de descontração e objetividade, sendo todos os assuntos em pauta resolvidos.

Logo após tivemos o prazer de visitar a casa do companheiro Sena para ver o seu fusca que sem dúvida será o melhor "modificado" do sul da Bahia. A máquina deverá estar pronta em pouco tempo.

Aguardem em breve novas notícias sobre o nosso clube.